Serviços
Viva, experimente, descubra.
Explore

Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Petrópolis
Parque / Reserva
A Estrada Real não passa dentro do parque especificamente, entretanto passa na zona de amortecimento (área no entorno de uma Unidade de Conservação em que as atividades antrópicas estão submetidas a uma legislação especifica). No interior do parque, mais precisamente na região de Magé e Petrópolis passa o Caminho do Ouro, também chamado de Atalho do Proença possui aproximadamente 6 Km, ligando a Vila Inhomirim, em Magé, ao Alto da Serra, em Petrópolis.

Este caminho foi aberto em 1723, por Bernardo Proença, rico fazendeiro e proprietário de terras no pé da serra, que trazia o ouro de Minas Gerais até o Rio de Janeiro. Ao longo dessa trilha podem ser observados diversos atrativos históricos, como a estrada carroçável da Serra da Estrela, considerada na época a "obra mais grandiosa do Império do Brasil" e a primeira ferrovia do país, ativa até hoje, ligando o Porto de Mauá à Vila Inhomirim (atual Raiz da Serra).

Sobre o parque:
O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é uma Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral, subordinada ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), cujo objetivo maior é o de preservar amostras representativas dos ecossistemas nacionais.

Criado em 30 de novembro de 1939, o PARNASO é o terceiro parque mais antigo do país, representando um importante marco na história das Unidades de Conservação Brasileira. É um dos melhores locais do país para a prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada, rapel e outros; além de ter fantásticas cachoeiras.

O Parque tem a maior rede de trilhas do Brasil. São mais de 200 quilômetros de trilhas em todos os níveis de dificuldade: desde a trilha suspensa, acessível até a cadeirantes, até a pesada Travessia Petrópolis-Teresópolis, com 30 Km de subidas e descidas pela parte alta das montanhas. Entre as escaladas destacam-se o Dedo de Deus, considerado o marco inicial da escalada no país, e a Agulha do Diabo, escolhida uma das 15 melhores escaladas em rocha do mundo.

O Parque abriga mais de 2.800 espécies de plantas catalogadas pela ciência, 462 espécies de aves, 105 de mamíferos, 103 de anfíbios e 83 de répteis, incluindo 130 animais ameaçados de extinção e muitas espécies endêmicas (que só ocorrem neste local).
Parque Nacional da Serra dos Órgãos - Acervo IER
Crédito: Waldyr Neto
Caminho do Ouro - Crédito: Renato Coelho
Caminho do Ouro - Crédito: Flávio Varricchio
Crédito: Renato Coelho
Compartilhe esta página:
Veja
Também