Serviços
Viva, experimente, descubra.
Explore

Parque Nacional da Serra do Cipó

Serra do Cipó
Parque / Reserva
A portaria está localizada na Serra do Cipó. Com cerca de 34.000 hectares, o Parque foi criado para preservar os ecossistemas da Serra do Cipó e o patrimônio arqueológico deixado por povos que habitaram a região.

A Serra do Cipó divide as águas das bacias dos rios São Francisco e Doce e faz parte da cordilheira do Espinhaço, prolongamento da Serra Geral, que se estende em direção à Bahia até a divisa com o Piauí. As formações rochosas ocorrem em toda a área, dividindo a paisagem com o cânion do rio Mascate.

O Parque apresenta três diferentes conjuntos de vegetação: matas de galeria e capões de mata, presentes nos vales, regiões de baixa altitude e ao longo dos cursos dos rios; campos cerrados, onde crescem árvores de pequeno porte; e campos rupestres e de altitude, em terrenos acima de 900 m, em que se destacam as espécies com pequenas flores, como a sempre-viva. A fauna é integrada por espécies de mamíferos ameaçadas de extinção, como o lobo-guará e o tamanduá-bandeira.

O Parque mantém uma boa infra-estrutura, com estacionamento para 80 veículos, recepção, portaria, centro de visitantes, vestiários com sanitários e segurança. Pode ser visitado a pé, a cavalo ou de bicicleta. É cobrado ingresso, estando isentas crianças de até 7 anos e idosos acima de 60 anos.
Acervo Estrada Real
Compartilhe esta página:
Veja
Também