Você está em:

Glaura / Rio Acima

Caminho do Sabarabuçu
  O trecho Começa Glaura, um dos mais antigos distritos da região do ouro. Fundada no século XVIII, no auge da exploração aurífera, servia como refúgio para os grandes senhores que tinham o antigo arraial como ponto médio entre Vila Rica (antigo nome de Ouro Preto) e São João Del-Rei. Como atrativo, o distrito oferece o charme da vida bucólica de um pequeno povoado, a Igreja Matriz de 1764, a paisagem colonial e as cachoeiras da região da Serra de Ouro Branco.     Na localidade de Glaura onde o Caminho do Sabarabuçu se junta com o Caminho Velho. Quem quiser fazer a Estrada Real pelo Caminho Velho, a partir de Glaura, é só baixar as planilhas entre os trechos Glaura a Paraty no próprio site da Estrada Real.   Trecho de 43,3 Km, onde os últimos 6 Km são feitos em asfalto, e o restante em estrada de terra.   A dificuldade do trecho é a sua distância, somado às oscilações de subidas e descidas íngremes e à falta de sombra. Contudo, a paisagem do trecho compensa cada subida, pois nos últimos 28 Km a Estrada Real é toda percorrida em alto de serra, com bela vista de “mares de morros”. Vê-se em quase todo o trajeto os Picos do Itacolomi e do Itabirito, antigos pontos de referência para os bandeirantes.     No Km 23,7, o viajante tem a opção de andar por mais 1 Km e chegar na localidade de Acurui, ótimo ponto de apoio, que também vale à pena conhecer pelo charme que possui. Guarda também igrejas do século XVIII.     O trecho termina na cidade de Rio Acima, que foi se formando em torno de uma capela, às margens do Rio das Velhas.     Por causa do relevo montanhoso é possível encontrar mais de 60 cachoeiras, algumas muito belas e cercadas por matas. Contudo, a maioria delas encontra-se em propriedades privadas. Outro atrativo da cidade são os registros do período colonial que podem ser encontrados nas localidades do Mingu, onde encontra-se o Muro de Pedras do Curralinho, na de Água Limpa, onde está a Casa de Pedra e ruínas de uma igreja do século XVIII, no Cocho d’ Água com a Mina de Ouro do Fundão, onde ficam as Muralhas Coloniais e a Igrejinha.

INFORMAÇÕES DE TRECHO

Dificuldade Física: Nível 5
Dificuldade TÉCNICA: Nível 5
DISTÂNCIA TOTAL: 43 KM
PRESENÇA DE SOMBRA: NÃO
distância em desciDa: 22 KM
DISTÂNCIA EM SUBIDA: 19 KM
INC. MÉdia das subidas: 7 %
TRECHOS
Os roteiros planilhados oferecem ao turista a possibilidade de percorrer os quatro caminhos de acordo com sua disponibilidade.
Aqui você encontra todas as direções que deverão ser tomadas no percurso, com base nos marcos da Estrada Real. Boa Viagem!
DOWNLOAD ALTIMETRIA
Compartilhe esta página: