São Thomé das Letras

  • Cidade Mística
  • 6.655 Habitantes

A misteriosa São Thomé das Letras está localizada sobre uma montanha de pedra ao sul do estado de Minas Gerais.

A 337 km de Belo Horizonte, a cidade atrai muitos turistas por ser considerada um dos sete pontos energéticos da terra. Para além do misticismo, São Thomé reserva boas e agradáveis surpresas aos seus visitantes.

O centro histórico é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, o que lhe confere grande valor cultural.

As suas inúmeras cachoeiras preenchem de encanto os amantes de ecoturismo.

Uma das visitas obrigatórias é a Gruta do Carimbado. Reza a lenda que ela seja a porta de entrada para uma civilização intraterrena. Pinturas rupestres caracterizam a Gruta São Thomé.

Mas se engana quem acredita que São Thomé é só para pessoas emblemáticas. 

Devido à sua geografia privilegiada, a cidade oferece muita diversão para quem gosta de aventura. Trekking, motocross, moutain bike, rapel, escalada e tirolesa são alguns dos esportes radicais praticados na região. 

Luminosa, a cidade seduz desde curiosos a sociedades espiritualistas, científicas ou alternativas, todos em busca da energia, cultura, lendas e “causos” da pequena Cidade Mística. 

Compartilhe esta página:

ATRATIVOS

Gruta de São Thomé

Conta a lenda que, no final do século XVIII, um escravo da fazenda Campo Grande, mal tratado por seu senhor, fugiu da fazenda e encontrou uma gruta, onde se refugiou e viveu por bastante tempo escondido, comendo frutos silvestres, raízes e peixes.

Um dia, um senhor de roupas claras e traços finos apareceu ao escravo perguntando o motivo de sua permanência por tanto tempo naquela gruta. O escravo, então, contou-lhe sua história.

O estranho homem escreveu um bilhete e o entregou ao escravo, instruindo-lhe que levasse ao seu senhor e prometendo-lhe que seria libertado. O escravo obedeceu. Ao ler a carta, seu senhor admirou-se de letra tão invejável e tão fino papel, incomuns para aquele tempo.

Resolveu, então, ir até a gruta onde o escravo estivera, mas não encontrou mais ninguém. Porém, constatou a presença de uma pequena imagem identificada como sendo de São Thomé, apóstolo de Cristo, esculpida em madeira.

Assim, o senhor da fazenda decidiu colocá-la na capela, hoje substituída pela Igreja Matriz, perdoando o escravo por sua fuga.

Cachoeira do Flávio

A Cachoeira do Flávio fica a 6km da cidade, na estrada que vai para Baependi.

Trata-se de uma excelente cachoeira para se banhar, não apenas por oferecer águas rasas mas, por trata-se de uma ducha perfeita que parece uma hidromassagem natural.

Mirante da Casa de Pirâmide

O Mirante está situado no Parque Municipal Antônio Rosa. Está centralizado no meio de belezas naturais. Do local é possível ter uma visão de 360º de São Thomé das Letras e além.

Ideal para pessoas que procuram a paz e a harmonia com os reinos da natureza. Legal para grupo de amigos que queiram bate papo junto a natureza.
Mais

hospedagem

Sumé Hostel

O SUMÉ HOSTEL fica localizado em um dos picos mais privilegiados de São Thomé das Letras. Próximo a diversos locais turísticos da cidade, tem como referência a Pedra da Bruxa uma rocha com formato humanoide cheia de mistérios e lendas, além disso, o acesso mesmo caminhando para a principal praça da cidade (Igreja Matriz) leva cerca de 3 minutos. Venha se hospedar conosco!

conheça

Pousada e Chalés Itamoara

A Pousada Itamoara está situada em um lugar tranqüilo da cidade de São Tomé das Letras, próximo a histórica Igreja do Rosário. Contamos com suítes com Tv/parabólica, ventilador, Internet Wifi e café da manhã, em um ambiente familiar e agradável. Atendimento 24hs Área social Ventiladores Frigobar Serviço de guia (indicamos um guia) Café da manhã Suites com Tv e parabólica.

conheça
Mais

Restaurantes

Mais

serviços

Prefeitura
(35) 3237-1226