São Bartolomeu

Uma acanhada joia barroca do século 18. Assim pode ser descrito o distrito de São Bartolomeu.

Cortada pelo Rio das Velhas, a cidade, que fica a 97 km da capital mineira, ostenta belíssimas cachoeiras.

A Igreja Matriz de São Bartolomeu é uma das mais antigas e imponentes igrejas de Minas Gerais.

A fartura de frutas na cidade induziu os seus moradores à fabricação de doces caseiros, tradição reconhecida na cidade.

Além do artesanato, a cidade tem o costume de realizar alguns festejos culturais. A Festa da Goiaba (doce caseiro mais popular da cidade) é de presença obrigatória e está entre as mais conhecidas e apreciadas pelos turistas. 

Igreja São Bartolomeu
Compartilhe esta página:

ATRATIVOS

Igreja São Bartolomeu

A Igreja Matriz de São Bartolomeu possui características tipológicas das primeiras edificações religiosas erigidas na região de Ouro Preto em meados do século XVIII, no período colonial. Encontra-se implantada em patamar elevado de topografia plana, na Rua do Carmo. Um muro em alvenaria de pedra circunda a edificação, delimitando uma área gramada, havendo do lado direito um coreto construído no século XX.

A planta da capela é retangular, composta por nave, coro, capela-mor, capela lateral à nave e cômodo anexo, corredores laterais e sacristia posterior. A edificação compõe-se de sete volumes de altimetria diferenciada, sendo os mais altos os das duas torres, em seguida o volume que abriga a nave e o coro, sucedido pelo volume da capela lateral, em seguida o volume referente à capela-mor, e em seguida um volume mais baixo, composto pelos corredores laterais à capela -mor e pela sacristia, da mesma altura da cobertura do cômodo anexo à capela lateral.

As paredes da edificação foram executadas em alvenaria de pedra, assentada com argamassa de barro, pintadas à cal.
Mais

Restaurantes

Mais

serviços

Prefeitura (Ouro Preto)
(31) 3559-3200