Santa Bárbara

  • Cidade do Mel
  • 27.876 Habitantes

Cidade do tradicional mel Santa Bárbara, o município também faz parte do Circuito do Ouro de Minas Gerais e fica a 98 km de Belo Horizonte.

Aos pés da imponente Serra do Caraça, o local possui uma paisagem bucólica com suas igrejas, capelas e casas históricas. Pacata e tranquila, Santa Bárbara é um ótimo lugar para se visitar. 

Cidade natal do ex-presidente Afonso Pena, é considerado um dos municípios mais bonitos de Minas Gerais e oferece como atrações turísticas algumas belas construções setecentistas, como a Igreja Matriz de Santa Bárbara. Construída em 1724, possui o estilo barroco colonial e seu teto é pintado pelo mestre Manuel da Costa Ataíde.

O centro histórico da cidade ainda reserva construções do século 19, como a prefeitura, o Hotel Quadrado, a antiga Cadeia Municipal, a Casa de Afonso Pena, a Igrejinha Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e a antiga estação ferroviária.

A cidade possui também diversas manifestações culturais como a Cavalhada de Santo Amaro, o Torneio Leiteiro e Exposição Agropecuária, o aniversário da cidade, entre outras, com programações variadas. 

Igreja Nossa Senhora do Rosário
Bicame de Pedra
Vidrais do Santuário do Caraça
Lobo-Guará
Igreja de Santo Antônio
Compartilhe esta página:

ATRATIVOS

Santuário do Caraça

Caraça é o nome de um trecho da Serra do Espinhaço localizado nos municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, no estado de Minas Gerais - Brasil, aonde funcionou um colégio no qual estudaram grandes personalidades da história brasileira como os presidentes do Brasil Arthur Bernardes e Affonso Pena.
Hoje, o Caraça é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), que abrange uma área de 11.233 hectares, cujo nome conhecido também como Santuário do Caraça. 
A palavra Caraça se deve à forma que tem parte da serra, que lembra a imagem de um rosto de um gigante deitado.

A serra é formada por picos e morros como: Trindade, Conceição, Olaria, Canjerana, Carapuça, Inficionado e do Sol, este último o ponto mais alto chegando a uma altitude de 2072m.

As águas que descem das montanhas formam belas cascatas e cachoeiras como Cascatinha, Cascatona, Bocaína e Belchior, com suas águas intensamente ferruginosas.
No Caraça há também dois lagos: o Tanque Grande e o Tanque São Luís. 
O disco "Missa do Quilombo" de Milton Nascimento, artisto brasileiro consagrado internacionalmente, foi gravado ao vivo, em março de 1982, nas dependências da Igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens, no Santuário.

Igreja Matriz de Santo Antonio

Este belo templo oitocentista teve sua construção iniciada no princípio do povoamento nesta região por volta de 1713. É  tombada pelos IEPHA, IPHAN e CONSELHO MUNICIPAL. 

Possui um dos mais suntuosos conjuntos ornamentais do período colonial. Destaca-se pela pintura do forro da capela-mor, de autoria do mestre Athayde considerada uma obra-prima. 

Capela da Arquiconfraria do Cordão de São Francisco


Situada no alto de uma elevação, como a maioria das igrejas mineiras, a Capela da Arquiconfraria do Cordão de São Francisco, construída por volta de 1782. Possui um adro e um passeio pavimentado de pedras à frente, ligando a porta principal à escadaria de acesso, também em pedras, como o muro que cerca todo esse adro.
Mais

hospedagem

Hotel Líder

Localizado próximo ao Circuito do Ouro e Estrada Real, o Lider Hotel está situado na cidade de Santa Bárbara. Oferece tranquilidade e conforto em seus apartamentos, montados com bom gosto e equipados com TV, ar-condicionado, internet wirelles, frigobar e todos itens necessários ao conforto de uma boa hospedagem.
Possui um ambiente agradável e um típico café da manhã com as delícias da cozinha mineira.

  • Endereço: Rua Antônio Pereira Rocha Nº: 281 centro
  • Telefone: (31) 3832-4464
  • E-mail: hotellidersb@yahoo.com.br
conheça
Mais

dicas


A Serra do Caraça, a 24 km do município, conserva até hoje as antigas instalações de um Seminário desativado após um incêndio em 1968. No altar Igreja Nossa Senhora dos Homens é preservada a múmia de São Pio, trazida diretamente da Itália.

Além das diversas e magníficas cachoeiras, picos, prainhas e piscinas naturais, o Caraça cultiva a tradição de alimentar todas as noites os lobos-guarás que lá vivem por meio das mãos dos padres.

serviços

Prefeitura

(31) 3832-1066

Secretaria de Turismo
(31) 3832-1616 

Centro de Atendimento ao Turista
(31) 3832-1616

Rodoviária
(31) 3832-1434

Site
www.santabarbara.mg.gov.br