Paraty

  • 39.965 Habitantes

Paradisíaca, Paraty é uma cidade recheada de atrações e construções históricas que levam o turista a uma intensa viagem diretamente ao século 17.

A beleza de suas praias agregada ao invejável acervo histórico fazem da cidade um lugar ímpar, visitado e admirado por muitas pessoas. Caminhar pelas ruas de Paraty é como ver toda sua história delineada pelas casinhas de janelas coloridas, plantas adornando singelas fechadas, pequenas lojinhas repletas de uma infinita variedade de artesanatos e produtos.

A famosa Igreja Nossa Senhora dos Remédios é um dos ícones da cidade, fica na praça da matriz e foi construída em 1873 em estilo neoclássico.

O turismo no município atende a todos os gostos, passando por simples pousadas caseiras a outras extremamente sofisticadas. Em dias em que a maré alta adentra o centro histórico da cidade, os turistas têm o privilégio de obter uma rara beleza, nascida da indescritível mistura das águas do mar às suas tortuosas ruas.

A Vila de Trindade é uma bucólica vila de pescadores que possui 7 deliciosas praias, incluindo uma praia de naturismo. Em uma baía com mais de 300 praias e dezenas de ilhas, a cidade oferece ainda diversos passeios de barco que remetem às antigas aventuras em busca do ouro. Como presente, os tesouros encontrados são belíssimas praias rodeadas de uma exuberante natureza imersa na paz da floresta tropical. O conhecido Mergulho na Baía de Paraty é uma das atrações mais requisitadas pelos turistas.

O município ainda possui um requintado conjunto de restaurantes com uma culinária que é apreciada em todo o país. Tradicional atividade que já reuniu mais de 200 engenhos há quase 3 séculos, a fabricação de cachaça na cidade se mantém viva até hoje em alguns lugares como o Engenho da Boa Vista, famoso por suas famosas aguardentes produzidas em alambiques de barro e destiladas com folhas de tangerina.

A cidade ainda possui vários festejos culturais, entre eles, Festival de Música Sacra, Festival da Cachaça, Carnaval e Encontro de Teatro de Rua.

Acervo IER
Compartilhe esta página:

ATRATIVOS

Parque Nacional Serra da Bocaina

O território do Parque possui a maior biodiversidade dentre as unidades de conservação da Mata Atlântica no Brasil, com destaque às encostas mais altas e escarpas voltadas para o mar, com árvores que alcançam de 24 a 28 m de altura, ressaltando o jequitibá, o cedro e a maçaranduba.

O Parque começa na Ponta da Trindade em Paraty e vai de encontro ao Parque Estadual da Serra do Mar em Ubatuba (Núcleo Picinguaba). Estes dois parques atingem a orla marítima, além de integrar ainda a Área de Proteção Ambiental -APA do Cairuçú e Reserva Ecológica da Joatinga (RJ). O Parque abrange os municípios de Cunha-SP, Areias-RJ, São José do Barreiro-SP e Angra dos Reis e Paraty-RJ.

Centro Histórico de Paraty

O centro histórico de Paraty é considerado pela UNESCO como "o conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso". Possui trinta e um quarteirões (antigamente haviam trinta e três quarteirões) e quatro praças (Bandeira, Santa Rita, Matriz e Rosário).

A maçonaria deixou sua forte marca nas fachadas dos sobrados com desenhos geométricos, em relevo. Em quase todas as esquinas do bairro histórico há três cunhais de pedra lavrada, formando um triângulo imaginário, símbolo maçônico que representa Deus. Seus casarões coloniais hoje abrigam muitas lojas, ateliers, pousadas e restaurantes. A noite no Centro é onde os turistas e locais se encontram para passear, curtir, comer e comprar.

Na década de 1970 os acessos ao centro histórico foram fechados com correntes, impedindo a entrada de veículos pelas ruas de pedras. Até 1980 o calçamento de pedras estava em perfeito estado, com as pedras alinhadas e todas na mesma altura. Entretanto, nesse ano, retiraram as pedras para a construção da rede de esgoto, e ao colocarem de volta não o fizeram corretamente. 

City Tour em Paraty

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1958, o Centro Histórico de Paraty tem o charme de um monumento vivo, dedicado à gastronomia e às artes. A história do Brasil colonial pode ser lida nos detalhes do Centro Histórico de Paraty.

Em apenas duas horas, o Tour Histórico, ou City Tour, promove uma viagem no tempo: influências árabes, inglesas, maçônicas, fatos e lendas da encantadora Paraty são contados através da arquitetura e do traçado das ruas.
Mais

hospedagem

Pousada Rumo dos Ventos

Rodeada de Mata Atlântica, a Pousada Rumo dos Ventos foi projetada com um sistema de captação das correntes de ar que dispensa a necessidade de ar condicionado. Aquecedor solar, tratamento das águas, compensação de carbono, uso de produtos locais e de fabricação própria, além de outras ações, fazem da Pousada Rumo dos Ventos, 100% sustentável. Mas sem abrir mão do conforto e de um excelente atendimento.

  • Endereço: Rua Glauber Rocha Nº: 17 Portal das Artes
  • Telefone: (24) 3371-0056
  • E-mail: reservas@rumodosventos.com.br
conheça

Pousada Caminho do Ouro

Quem passa distraído pela Estrada Paraty – Cunha, na bucólica cidade de Paraty, pode não notar que bem ali no quilômetro 4, existe um pedacinho da França escondido em meio à Mata Atlântica. Anexo à charmosa Pousada Caminho do Ouro, o Voilà Bistrot é um encantador e premiadíssimo restaurante francês que mudou o cenário gastronômico da histórica cidadezinha situada a cerca de 260 km da capital do Rio de Janeiro.

  • Endereço: Estrada Paraty Cunha km Nº: 4 Ponte Branca
  • Telefone: (24) 3371-6548
  • E-mail: contato@pousadacaminhodoouro.com.br
conheça

Macabéa Hostel e Pousada

Paraty é uma mistura estonteante de cultura, natureza, gastronomia e diversão.
O hostel está localizado na melhor área da cidade, no coração do Centro Histórico. Em frente, temos uma charmosa praça do Largo do Rosário. Estamos a poucos passos dos principais restaurantes, praias, bares e galerias de arte.
Nosso intuito é receber e facilitar ao máximo a estadia dos viajantes; para que possam ter a tranquilidade de desfrutar do que há de mais belo na costa verde. 

  • Endereço: Rua João Luiz do Rosário Nº: 63 Centro Histórico
  • Telefone: (24) 33712197
  • E-mail: macabea.me@gmail.com
conheça
Mais

Restaurantes

Mais

serviços

Centro de Informações Turísticas
R. Dr. Samuel Costa, 29 - Centro Histórico
(24) 3371-1222 

Rodoviária
R. Jango Pádua, s/n - Parque Imperial
(24) 3371-1224

Bancos
Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal e Itaú.