Paraíba do Sul

  • Rainha das Águas Minerais
  • 41.088 Habitantes

Conhecida por Rainha das Águas Minerais, Paraíba do Sul é uma estância hidromineral e está situada na região central do estado do Rio de Janeiro, a 135 km da capital fluminense.

Com um relevo predominantemente montanhoso, a cidade destaca-se muito pelo ecoturismo. Porém, suas atrações turísticas mais fortes estão ligadas à religião e à história, devido ao seu acervo histórico exuberante. A cidade proporciona passeios turísticos em carruagens e num trenzinho motorizado pelo centro da cidade.

O Trem da Estrada Real percorre 14 km de pura cultura e história, porém atualmente está passando por manutenção. 

A cidade também conta com museus, galerias de arte, praças e pontes históricas, como a Ponte da Paraíba que, inaugurada em 1857, é sustentada por pilares maciços em cantaria lavrada.  

O inusitado Botequim da Corte é um antigo vagão ferroviário que abriga um bar com comidas típicas e música ao vivo. Paraíba do Sul é marcada também por suas diversas manifestações culturais.

Entre famosos festejos religiosos como Festa do Padroeiro da cidade, Caminhada da Fé e Festa de Santo Antônio, a cidade também realiza eventos com outros cunhos como Café, Cachaça e Chorinho, Festa de Tiradentes, Encontro Nacional de Motociclistas, entre outros. 

Praça Marquês de São João Marcos - Créditos Setur Paraiba do Sul
Fontanário do Parque de Águas Minerais Salutaris - Creditos: Setur Paraiba do Sul
Igreja Matriz de São Pedro e São Paulo - Creditos: Setur Paraiba do Sul
Palacete Barão Ribeiro de Sá - Creditos: Setur Paraiba do Sul
Praça Marquês de São João Marcos - Creditos Setur Paraiba do Sul
Santuário Bom Jesus de Matosinhos - Creditos: Setur Paraiba do Sul
Trem da Estrada Real (em manutenção) - Creditos Setur Paraiba do Sul
Compartilhe esta página:

ATRATIVOS

Ponte da Parayba

Construída pelo Barão de Mauá, suas ferragens foram fundidas na Fundição da Ponta-da-Areia em Niterói.

Projetada pelo engenheiro Douglas Dogdson com peças de treliça, medindo cada uma 2,64m que facilitaria seu transporte pelas tropas de muares que obrigatoriamente atravessariam a Serra em direção a Paraíba do Sul.

Possui quatro pilares maciços construídos em cantaria lavrada para sua sustentação. Foi inaugurada em 1857, favorecendo a travessia do rio, onde era cobrado um pedágio no período entre 1857 a 1889. 

Igreja Matriz de São Pedro e São Paulo

Em 14 de março de 1860, assentou-se a pedra fundamental, sendo toda a obra concluída em 9 de abril de 1882, recebendo os Foros de Matriz, em louvor a Nossa Senhora da Conceição da Santa Virgem e dos apóstolos São Pedro e São Paulo.

Construção de grande porte, estilo neoclássico, com frontão triangular demarcando a Nave Central, com torres laterais formando o eixo central de simetria.

Até 1932 suas torres limitavam-se a altura do frontão, e em 1933 foram concluídas para abrigar seus sinos.
Possuía um grandioso altar-mor e cinco altares laterais.

O interior da igreja sofreu diversas modificações, descaracterizando sua construção original. 

Parque das Águas Minerais Salutaris

O parque por muitos anos foi a menina dos olhos de Paraíba do Sul. Após 15 anos desativado, o Parque das Águas Minerais Salutaris foi totalmente reformado, ganhando uma pista de skate, de cooper, campo de futebol, quadra poliesportiva e pista de kart, tornando-se uma excelente área de lazer.

Seu fontanário possui três fontes denominadas: Alexandre Abrahão, Nilo Peçanha e Maria Rita. Logo na entrada do parque é possível se surpreender com o fontanário, devido a uma concha acústica que foi construída sobre as fontes, o som se modifica conforme a distância em que o visitante se encontra. 

O visitante encontra ainda uma variedade de árvores na vegetação no entorno do Parque: imbaúbas, amendoeiras, bambus, canelas, eucaliptos, azáleas e samambaias.
Mais

serviços

Prefeitura
(24) 2263-1052 / 2263-1477 / 2263-1417

Rodoviária
(24) 2263-1600

Site
www.paraibadosul.rj.gov.br