Nova Lima

  • 87.391 Habitantes

Localizada na Região Metropolitana a 22 km de Belo Horizonte, Nova Lima é dona de atrativos históricos, boas festas e uma vasta e bela natureza.

Um dos mais importantes pólos cervejeiros do país, a região de Nova Lima abriga algumas das mais premiadas cervejas artesanais do Brasil e algumas com láureas internacionais. Para os apreciadores visitas especiais não faltam em verdadeiros templos cervejeiros. O Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, situado na região metropolitana de Belo Horizonte, é uma das mais importantes áreas verdes no estado brasileiro de Minas Gerais. Rola-Moça tem 3 941,09 ha de área e seu território está distribuído entre os municípios de Belo Horizonte, Brumadinho, Nova Lima e Ibirité.

Nova Lima conta também com monumentos que contam a sua história. Igrejas e capelas constituem este acervo que remonta ao barroco mineiro do século 18.
Com o altar inteiramente esculpido por Aleijadinho, a Matriz Nossa Senhora do Pilar é uma das maiores obras da cidade. Já a Igreja Episcopal Anglicana, datada de 1830, possui estilo normando com material importado da Inglaterra.

A religião também é bem marcada por manifestações como a Festa do Pilar, em queo artesanato e a cultura se misturam à música e à dança em meio a barraquinhas de comidas típicas.

Igreja Nossa Senhora do Rosário
Compartilhe esta página:

ATRATIVOS

Igreja do Nosso Senhor do Bonfim

A Igreja do Nosso Senhor do Bonfim nasceu praticamente com a cidade. Sua construção coincidiu com o início da atividade mineradora, quando Nova Lima ainda era Campos de Congonhas, e marcou o início da vida espiritual do nascente povoado.

Construída de pedras, como as primeiras casas, seu altar originalmente era um oratório, onde ficava depositada a imagem do Senhor do Bonfim. 

Centro Cultural de Nova Lima

Importante exemplar da arquitetura art decó, foi recentemente restaurado, abrigando hoje o Centro de Informações Folclóricas, Departamento de Memória e Patrimônio Cultural, Centro de Memória, Grupos de Estudos Museológicos, Grupo de Estudos Literários, Arquivo Público Municipal e Instituto Histórico e Geográfico.

Parque Estadual Serra do Rola Moça

O nome curioso do parque vem de um “causo” mineiro imortalizado pelo escritor Mário de Andrade num poema. Ele conta que um casal, após a cerimônia de casamento, cruzou a serra de volta para casa, ao que o cavalo da moça escorregou no cascalho e caiu no fundo do grotão. O marido, desesperado, esporou seu cavalo ribanceira abaixo e, depois da tragédia, o nome “rola-moça” teria se perpetuado como apelido da serra.

Dados gerais e curiosidades:
Criado em 27 de setembro de 1994 com 3.940 hectares.
Municípios: Belo Horizonte, Brumadinho, Nova Lima e Ibirité.
É o terceiro maior parque em área urbana do país.
O parque integra a região do Quadrilátero Ferrífero, porção sul do Complexo da serra do Espinhaço.

Atrações:
- Estrada Velha.
- Manancial Catarina.
- Manancial Taboões.
- Mirante dos Planetas.
- Mirante Morro dos Veados.
- Mirante Três Pedras.
- Trilha da Travessia – 3h (caminhada).
- Trilha das Pitangueiras – 1h 30 (caminhada).
- Trilha do Cerrado – 40 minutos.

Para visitar:
Todos os dias, das 8:00 às 17:00. É necessário agendamento prévio para visitas monitoradas. Há transporte público para o parque, com a viação Santa Fé. É possível circular de carro em alguns trechos do parque. Estacionamento e entrada gratuitos.

Contato:
E-mail:
perolamoca@meioambiente.mg.gov.br
Telefone: (31) 3581-3523 / Fax: (31) 3581-3782. 
Endereço: Av. Montreal, s/nº, Bairro Jardim Canadá, Nova Lima, Minas Gerais, CEP 34.000-000. 

Distância:
Belo Horizonte: 25 km.
Ibirité: 15 km.
Rio de Janeiro: 425 km.
Sabará: 42 km.

Como chegar:
O acesso pode ser feito pela BR-040. A portaria principal situa-se no bairro Jardim Canadá, município de Nova Lima, a cerca de 30 km do centro de Belo Horizonte. O município de Belo Horizonte oferece conexão rodoviária com importantes cidades do Brasil através das rodovias BR-381 em a direção São Paulo, BR-040, em direção ao Rio de Janeiro e BR-262 em direção a Brasília. Além destas, dispõe do Aeroporto da Pampulha, com vôos regionais e pontes aéreas para São Paulo e Brasília e do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins.

Mais

serviços

Prefeitura
(31) 3541-4334

Secretaria de Turismo
(31) 3581-8423

Centro de Atendimento ao Turista
(31) 3542-5623

Rodoviária
(31) 3581-2121

Site
www.pmnovalima.com.br