Lagoa Dourada

  • Capital nacional do rocambole
  • 12.874 Habitantes

Conhecida por ser a terra do legítimo rocambole, Lagoa Dourada está localizada na região de Campos das Vertentes e se destaca pelo turismo rural. 

A cidade, que fica a 149 km de Belo Horizonte, é cortada pela Estrada Real em seu perímetro urbano.

Suntuosas igrejas, como a Matriz de Santo Antônio, fazem parte do acervo histórico da cidade, representando a arte colonial mineira, assim como belos casarões setecentistas. A cidade também possui admiráveis cachoeiras, com destaque para a Cachoeira Bom Retiro, por suas límpidas e gélidas águas que são muito frequentadas por turistas. 

O maior atrativo da cidade são as antigas fazendas que fazem parte do Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes. Construídas no século 18, algumas possuem senzalas e muitos objetos da época, além de muita história.

A cidade ainda tem uma forte manifestação cultural marcada por festejos como a Festa do Peão.

Igreja Matriz Santo Antônio
Compartilhe esta página:

ATRATIVOS

Igreja Matriz de Santo Antônio

A igreja foi construída no fim do século XIX para substituir um antigo templo. A matriz de Santo Antônio conserva os quatro retábulos em talha, estilo D. João V, da antiga construção.

Na planta primitiva da nave e da capela-mor foram acrescentados corredores laterais, que limitam um tapavento em forma de curva, onde possivelmente está a data de sua construção. 

Festa do Rocambole - Lagoa Dourada

Há mais de 50 anos, o rocambole doce, feito de pão de ló com doce de leite, faz parte da historia da cidade de Lagoa Dourada no território da Mantiqueira, próximo à cidade de São João Del-Rei. Hoje é a principal referência da região, e esta identidade gastronômica local se estabeleceu definitivamente a partir de 2009, quando foi criada a Festa do Rocambole que anualmente reúne todos os produtores desta iguaria. O evento recebe grande público vindo de todas as partes do estado para conhecer o “legitimo”, o “famoso”, o “inigualável”, e tantos outros que disputam a preferência dos viajantes que visitam esta doce cidade da Estrada Real.
O evento normalmente acontece no mês de setembro. 
Mais

hospedagem

Fazenda da Pedra Turismo Rural

Pelos caminhos de D. Pedro encontra-se a Fazenda da Pedra, localizada no caminho velho da estrada real à 10 km dos marcos entre Lagoa Dourada e Casa Grande. Fundada em 1797 pelos descendestes legítimos dos Resende no Brasil e da família de Tiradentes. A fazenda iniciou suas atividades em 1858 com a criação de muares da raça Pêga entre outras. Cercada pela natureza a Fazenda da Pedra nos possibilita uma viagem pela história de Minas e sua importância num contexto regional. Hoje aberta ao turismo rural, mantém a todo vapor a produção leiteira, como também plantações de milho, feijão, etc. O turismo rural surgiu como alternativa para que a fazenda preservasse ainda sua originalidade e história. Administrada pela quarta geração, se mantém nas tradições da família, esta  transformando a  fazenda em uma deliciosa e aconchegante pousada. Rica em histórias, a fazenda conserva sua estrutura original há 216 anos em um ambiente familiar, os proprietários tornam a estadia muito mais aconchegante, e ao participar do dia a dia da fazenda, todos podem sentir-se em casa. A contemplação da fazenda e flora ao redor, trilhas e passeios a cavalo, pescaria, permitem um descanso ainda mais prazeroso e muito mais.


conheça
Mais

serviços

Prefeitura
(32) 3363-1122

Secretaria de Turismo
(32) 3363-1527

Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes
(32) 3372-8011