Cunha

  • 23.090 Habitantes

Encantamento: é isso que o turista sente ao visitar Cunha, localizada na Serra do Mar, entre Paraty e o Vale do Paraíba. Cachoeiras, paisagens deslumbrantes e trilhas que cortam a Mata Atlântica são cenários perfeitos para passeios românticos, de aventura ou com a família. 

A cidade possui uma elaborada gastronomia, priorizando os produtos regionais como a truta, o pinhão, o cordeiro e o shitake e é repleta de pousadas charmosas e bucólicas.

Para os apreciadores de arte, a qualidade e a diversidade dos ateliês de cerâmica espalhados pela cidade cativam a todos.

Cerâmicas
Parque Ecológico - Créditos Pousada Quinta da Serra
Parque Ecológico - Créditos Pousada Quinta da Serra
Parque Ecológico - Créditos Pousada Quintas da Serra
Parque Ecológico - Créditos Pousada Quinta da Serra
Vista Pico da Marcela - Créditos Pousada Quinta da Serra
Vista - Créditos Pousada Quinta da Serra
Compartilhe esta página:

ATRATIVOS

Mercado Municipal

Antes da sua construção, o local sediava a Igreja Nossa Senhora da Lapa. Em 1907, a mesma foi demolida e iniciou-se a construção do Mercado, finalizando em 1913.

Hoje o Mercado Municipal é considerado uma das mais antigas construções da cidade de Cunha.

Cachoeiras de Cunha

Os vários rios da região e o terreno montanhoso são o berço de inúmeras Cachoeiras, que proporcionam aos turistas cenários paradisíacos. A Cachoeira do Pimenta formada por três quedas consecutivas  abriga uma antiga usina de geração de energia. A volumosa quantidade de água da Cachoeira do Desterro  dá origem a um poço, onde as águas frescas oferecem um banho relaxante em meio à natureza. E além destas, muitas outras cascatas convidam os turistas não só aos banhos, mas à contemplação  da exuberância natural e relaxamento.
Mais

hospedagem

Hotel Fazenda São Francisco

Entre as serras da Bocaina e do Mar, no Hotel Fazenda São Francisco o hóspede desfruta de charme e conforto passando dias inesquecíveis em contato com animais e natureza. Piscinas adulto e infantil, cachoeira privativa do hotel, sauna finlandesa com área de relaxamento, massagem sob consulta, lago com pedalinho, pescaria, deck para leitura, quadra de tênis, campo de futebol, trilhas ecológicas, cavalgadas, pista de motocross, salão de jogos, sala de tv.

  • Endereço: Rod. Paulo Virginio, km 26,5 Nº: 01 cedro
  • Telefone: (12) 3119-6135
  • E-mail: reservahfsf@uol.com.br
conheça

Celeiro do Gutto

Num sítio rodeado pelas montanhas da Serra da Bocaína e do Mar, a Pousada Celeiro oferece restaurante, bar e piscina. Possui apenas 3 Chalés para casais. O restaurante possui um cardápio variado a um preço médio de R$ 50,00.

  • Endereço: Estrada Macuco Nº: 04 Jardim Oriente
  • Telefone: (12) 3111-1481
  • E-mail: celeirodogutto@gmail.com
conheça

Casa da Flor da Macela

Aqui você se hospeda numa casa. São três suítes, uma sala ampla para conviver e uma cozinha bem espaçosa e bem equipada para que você possa cozinhar à vontade. O nosso jeito é assim: eu te ofereço a roupa de cama e as toalhas de rosto, você traz seu edredom (ou sleep bag) e sua toalha de banho. Sirvo um café-da-manhã fresquinho na hora que você quiser. A gente combina quando você vier e, se você não quiser o café, tudo bem é só dizer. O chuveiro é bem quentinho, o lugar gostoso de dormir e há aquecedor de ambiente nos quartos. Dá para você curtir o sítio todo: O rio e os pocinhos de água fresca, dar uma volta na mata. Também pode colher (e comer) verduras frescas e levar uma ou outra muda se for cuidar bem delas. E, claro, dar muitos passeios por aí – Cunha tem muito lugar lindo para visitar como a Pedra da Macela, o antigo Caminho do Ouro e o Parque Estadual da Serra do Mar. Nossa Casa é simples, bonita e com uma estrutura pequena para que você tenha um ponto de apoiot; acolhedor e possa passear, viajar e desfrutar por aí.

  • Endereço: Estrada Cunha-Paraty (SP 171) Nº: km 66 Mato Limpo - Zona Rural
  • Telefone: (11) 3230-9575
  • E-mail: marmarcia74@gmail.com
conheça
Mais

Restaurantes

Mais

dicas

O folclore presenteia os visitantes com demonstrações de fé e beleza. A cidade conserva as tradições da Semana Santa, Festa do Divino, e da Procissão de Corpus Christi, quando os habitantes da cidade se organizam confeccionando os tapetes de serragem que enfeitam o caminho dos fiéis.

Além das festas religiosas, Cunha promove os Festivais de Inverno e Verão com apresentações gratuitas na praça, presenteando os expectadores com excelente música.

A cidade de Cunha é reconhecida como o maior núcleo de cerâmica de arte de alta temperatura do país e da América do Sul.

serviços

Prefeitura
(12) 3111-5000 

Secretaria de Cultura e Turismo
(12) 3111-2630

Parque da Serra do Mar
(12) 3111-1818/2353