Cocais

Pequeno distrito de Barão de Cocais situado a cerca de 100 km de Belo Horizonte, Cocais é cercado de montanhas e belíssimas paisagens. É caracterizado por um lugar típico de interior mineiro, acolhedor e tranquilo.

Os belos coqueiros, que se destacam num cenário de muito verde, deram nome à localidade. Dentre as atrações, estão igrejas barrocas tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IPHAN) e casarões coloniais.


Igreja do Rosário
Sitio Arqueológico da Pedra Pintada
Sitio Arqueológico da Pedra Pintada
Sobrado do Cartório
Centro Histórico de Cocais
Compartilhe esta página:

ATRATIVOS

Igreja de Sant'Anna

Localizada no Largo de Sant’Anna no distrito de Cocais, foi edificada no século XVIII, tendo pertencido a família Feliciano Pinto Coelho – o Barão de Cocais. Em 1830, a edificação sofreu uma série de reformas que promoveram grandes alterações no exterior  da igreja.

É uma das atrações de Cocais, destaca-se pela rica talha dourada dos três altares: Nossa Senhora das Dores, Santo Antônio e o Altar-mor, todos contemporâneos. A imagem de Sant’Anna mede um metro e meio e foi trazida de Portugal. Foi capela particular da família Furtado Leite (Fundadores do Distrito de Cocais) e da família Pinto Coelho, da qual descende o Barão de Cocais que se encontra sepultado no interior da igreja.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário

Esta Igreja foi erguida em 1855 por iniciativa do Alferes Antonio da Silva Sampayo, para que escravos e os negros da irmandade de Nossa senhora do Rosário, assistissem às missas - já que não podiam entrar na Igreja de Santana e passou a ser a principal da Vila. É tombada pelo IPHAN.

Sitio Arqueológico Pedra Pintada

O sitio arqueológico Pedra Pintada situa-se no distrito de Cocais, a 3,5 Km de Barão de Cocais. Localizado a 1070 m no nível do mar, a região faz parte do conjunto montanhoso da cadeia do Espinhaço, cuja importância ambiental foi reconhecida pela UNESCO em 2005.

Possui 122 pinturas feitas com pigmentos minerais, basicamente o ferro, divididas em três painéis, onde predominam os animais: macacos, veados, aves, mamíferos, peixes, além de armas com lanças e pontas de flechas. O Sítio Arqueológico está localizado em área particular, mas está aberto à visitação mediante pagamento de uma pequena taxa.
Mais

hospedagem

Pousada das Cores

A Pousada das Cores, além da hospedagem, possui salão de festas com 50 mesas, barzinho, piscina, espaço “Café com Prosa” com muitas mesas, bancadas de mármore para cursos de pães e quitandas, fogão a lenha, churrasqueira, tudo isto cercado de muito verde. Há também uma igrejinha em estilo mourístico de São Francisco e Santa Clara.

  • Endereço: Rua José de Almeida Nº: 380 centro
  • Telefone: (31) 3837-9186
  • E-mail: cocais@pousadadascores.com.br
conheça

Pousada & Restaurante Vila Cocais

A pousada possui estacionamento privativo, suítes com varanda, TV, sistema interno de vídeo, frigobar, cama box, colchão de molas, ducha com aquecimento a gás, secador de cabelo, internet e uma suíte com ventilador de teto e hidromassagem. A roupa de cama é 100% algodão 200 fios. Para as crianças, casinha de brinquedo e balanço.
Acorde ao som dos pássaros da região e tome um delicioso café da manhã na varanda do restaurante. 

conheça
Mais

Restaurantes

Mais

dicas

O distrito de Cocais guarda aquele aspecto interiorano típico dos pequenos vilarejos mineiros, além de belas paisagens e cachoeiras. Destaque para o sítio arqueológico da Pedra Pintada.

serviços

Prefeitura (Barão de Cocais)

(31) 3837-7600

Secretaria de Turismo (Barão de Cocais)
(31) 3837-7619

Rodoviária
(31) 3837-1740

Site (Barão de Cocais)
www.baraodecocais.mg.gov.br