Catas Altas

  • 5.512 Habitantes

Autêntico por sua simplicidade, o lugarejo está situado a 130 km de Belo Horizonte. Agrega numa mesma paisagem grandes picos, alguns com mais de 2000 metros de altitude, casas coloniais preservadas, ruas de pedras, ruínas de um aqueduto, igrejas coloniais, inclusive com obras de Aleijadinho e mestre Ataíde, belas cachoeiras e um aconchegante clima ameno.

O conjunto arquitetônico barroco formado pela Igreja da Matriz e por casas antigas ao redor da praça Monsenhor Mendes, entre outras construções, traz para o presente a história da pequena e bucólica cidade mineira. 

Para proteger esse rico acervo histórico, cultural e religioso, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA) tombou todo o perímetro urbano de Catas Altas.

Capela de Santa Quitéria
Bicame de Pedra
Centro de Catas Altas
Trecho da Estrada Real
Igreja do Rosário
Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição
Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição
Capela de Santa Quitéria
Centro de Catas Altas
Matriz e Praça Monsenhor
Compartilhe esta página:
Serviços
Viva, experimente, descubra.
Explore

dicas

Catas Altas tem o turismo como uma alternativa de renda e sustentabilidade, garantindo às futuras gerações as paisagens naturais e a harmonia entre economia, renda e qualidade de vida. 

A cidade possui inúmeros atrativos naturais, além de belas igrejas e a tradicional festa do vinho, que acontece todos os anos, organizada pela prefeitura.

serviços

Prefeitura
(31) 3832-7140 

Secretaria de Turismo
(31) 3832-7444 

Centro de Atendimento ao Turista
(31) 3832-7219 

Site
www.catasaltas.mg.gov.br