Aparecida

  • Capital Mariana do Brasil
  • 36.184 Habitantes

Conhecida popularmente como Aparecida do Norte, município da região de Guaratinguetá, no estado de São Paulo, a 171 km da capital paulista, a cidade arrasta multidões de fieis que visitam todos os anos a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, consagrada pelo Papa João Paulo II.

Muitos peregrinos preferem chegar à cidade a pé, para cumprir promessa ou ter momentos de reflexão e fé no trajeto.  A história da cidade de Aparecida se mistura com a história da Santa Padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

Teve seu início em meados de 1717, quando chegou a notícia de que o Conde de Assumar, Dom Pedro de Almeida e Portugal, Governador da Província de São Paulo e Minas Gerais, iria passar pela pequena Vila de Guaratinguetá, a caminho de Vila Rica (atual cidade de Ouro Preto).

Entre outras providências, era necessário que pescadores da região trouxessem do Rio Paraíba quantos peixes lhes caíssem na rede, a fim de promoverem o banquete que deveria ser servido ao ilustre visitante e sua comitiva, composta por auxiliares e muitos escravos. 

Grande quantidade de pescado deveria ser salgada para quando estivessem viajando pelo descampado das Minas Gerais até Vila Rica. Pretendia-se mostrar a Dom Pedro os recursos do pequeno vilarejo. Mesmo não sendo boa época para a pesca, pescadores foram convocados, entre eles Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso.

Colocaram suas canoas no Rio Paraíba, jogaram a rede várias sem sucesso; pararam desanimados e abatidos pelo cansaço no Porto Itaguaçu. Numa última tentativa, João Alves jogou mais uma vez sua rede, e sentiu algo pesado ao puxar as primeiras malhas. 

Surpreendeu-se ao puxá-la e encontrar uma imagem sem cabeça, com anjos esculpidos ao redor dos pés. Espantado, lançou novamente a rede e o que veio à tona foi a cabeça da imagem, que se ajustava perfeitamente ao corpo anteriormente encontrado. Após encontrar e reunir o corpo e a cabeça da imagem de Nossa Senhora da Conceição, os peixes surgiram em abundância para os três dedicados pescadores.

Durante quinze anos, a imagem foi protegida por Filipe Pedroso e sua família, em sua casa, onde se reuniam vizinhos e parentes para rezar e adorar a Santa, que se tornava conhecida pelos milagres que realizava.

Atanásio Pedroso, filho de Filipe, construiu um oratório para a Santa, que logo se tornou pequeno, devido ao grande número de devotos que por ali passavam. Por volta de 1734, foi construída a Capela do Morro dos Coqueiros, aberta à visitação pública, inaugurada em 1745. 

Porém, o número de devotos aumentava, e exigia uma igreja maior, cuja construção iniciou-se em 1834 e foi concluída em 1888, sendo elevada a Basílica Menor, em 29 de abril de 1908. Em 1929, Nossa Senhora foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial, por determinação do Papa Pio XI.

Catedral Aparecida
Catedral Aparecida
Catedral Aparecida
Mirante da Santa
Vista Mirante
Compartilhe esta página:
Serviços
Viva, experimente, descubra.
Explore

serviços

Prefeitura
(12) 3105-1806